Parar a tempo

Parar a tempo

A manutenção correta do sistema de travagem é fundamental

Se existem muitos aspetos da circulação rodoviária que não podemos controlar, como o estado do tempo ou das próprias estradas, existem muitos outros que nos compete manter nas melhores condições possíveis. O sistema de travagem do seu carro é um dos fatores mais importantes para a sua segurança e dos ocupantes do seu veículo, não devendo ser negligenciado.

Não são só as pastilhas de travão que merecem cuidado, muito embora sejam a peça sujeita a maior desgaste. Na hora de pensar em segurança, também os discos e o sistema antibloqueio (ABS) devem ser considerados. Se começa a ouvir algum tipo de ruído oriundo do seu sistema de travagem, ou se sente que a distância de travagem se tem vindo a acentuar, procure fazer uma avaliação das condições do seu automóvel, evitando potenciais acidentes.

Fazer a manutenção atempada também pode evitar eventuais prejuízos agravados. Lembre-se que pastilhas gastas podem danificar os discos e afetar a direção, pelo que a prevenção é sempre mais compensadora do que evitar os pequenos arranjos quando eles são realmente necessários.

Lembre-se que mesmo não podendo controlar as condições meteorológicas, pode sempre garantir que o seu automóvel está nas melhores condições para fazer face ao piso molhado ou a eventuais situações de perigo. Na altura de pensar na manutenção do seu veículo, opte por um especialista autorizado, que conhece ao pormenor o seu automóvel.